• IMG_4870
  • img_0960
  • img_0930

A Vaga Viva é um ato político e uma ocupação artística de uma vaga de estacionamento, na rua, com uma infraestrutura mínima que ofereça espaço de estar para as pessoas. Valoriza o pedestre e cria ambientes aprazíveis pela cidade, questionando a desproporção do espaço oferecido aos carros, considerando que a maior parte dos deslocamentos pelas cidades é feita a pé.

Idealizado em São Francisco/CA, pelo estúdio Rebar, popularizou-se mundo afora através do Park(ing) Day. No Brasil as vagas vivas já foram realizadas em várias cidades, desde 2006, sempre no Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). A proposta da Vaga Viva, tratada como um evento, evoluiu para os Parklets, que são estruturas mais confortáveis e duradouras e propõem a mesma discussão.

IMG_4870

Como parte das ações do Ocupa Goiânia (iniciativa conduzida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, a propósito do aniversário de Goiânia), a Sobreurbana trouxe à cidade a Escola de Parklet, workshop ministrado por Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde. O workshop aconteceu no Coletivo Centopeia de 31/10 a 02/11/14, e teve como atividade a implantação da 1ª Vaga Viva de Goiânia, idealizada pela Sobreurbana, a convite da Hábil Produção. A 1ª Vaga Viva de Goiânia compôs a inauguração da Residência Resistência do projeto MUdA (idealizado pela Hábil Produção), tendo permanecido no local durante 1 semana.

Depois disso, a Sobreurbana participou com diversas vagas vivas em Goiânia, a convite de parceiros que buscam trazer mais pessoas para a rua e promover um maior convívio social nos espaços públicos.

img_0960 img_0930